O 4×4 antes e depois das primeiras mudanças

Comprar o primeiro 4×4 é uma experiência marcante. Quem deseja fazer off-road mais técnico, sabe que equipar o veículo é inevitável. Mas como saber o que é mais importante? O objetivo dessa matéria é falar sobre alguns equipamentos tidos como essenciais para seu 4×4.


Fotos Arquivo 4×4&Cia

O 4X4 CERTO PARA VOCÊ

Como tudo na vida, o melhor 4×4 é aquele que cabe no seu bolso. Quando for escolher seu veículo, não pense somente no que mais lhe agrada visualmente, mas sim do que você realmente precisa. Um carro para ir para aquela praia ou sítio com caminhos mais difíceis? Viagens? Expedições? Analise a quantia disponível e busque um veículo que esteja com as melhores condições mecânicas possíveis.

O melhor 4×4 nem sempre é o que está mais equipado; melhor é que ele seja o mais confiável possível, pois mesmo se ele tiver alguma dificuldade, será fácil melhorar suas características com os equipamentos simples que abordaremos na sequência.

No Off-Road não pense somente no que mais lhe agrada visualmente, mas sim do que você realmente precisa

Saber o terreno que você irá rodar com mais frequência também é importante na escolha do 4×4, se a escolha for para rodar em areia, lodo, pântano o peso do carro deve ser baixo e a potência, mais alta. Veículos pesados atolam com mais facilidade.

Mas se a idéia é fazer longas expedições em asfalto ou pedriscos, um 4×4 movido a diesel é o mais indicado, pois a autonomia é bem maior.

MANUTENÇÃO: NUNCA DEIXE PARA DEPOIS

Acredite se quiser, mas um dos pontos mais negligenciados pelos proprietários dos carros no Brasil é a manutenção. De nada adianta pagar caro em seu primeiro 4×4, para depois descobrir que o ex-dono nunca havia trocado os lubrificantes da transmissão, por exemplo.

A manutenção simples é primordial para a “saúde” e longevidade de seu off-road, não deixe para depois…

No momento da compra, se for possível, consulte um mecânico que entenda de 4×4, pois as diferenças entre os veículos normais e os off-road são muitas. Se o vendedor tiver registros de manutenções anteriores, consulte a oficina que os realizou; se for uma oficina confiável,  será um ponto positivo na hora de decidir pela aquisição.

EQUIPAMENTOS: O ESSENCIAL É O CAMINHO

Equipar um 4×4 hoje em dia ficou muito mais prático, mas com a mega quantidade de informações disponíveis, por exemplo, na internet, as opções são tantas que o iniciante nesse universo pode ficar em dúvida. O essencial é o caminho.

PNEUS – MUDAM PARA MELHOR (OU PIOR) SEU 4X4

Tome muito cuidado ao trocar as medidas dos pneus originais do seu 4×4; pneus maiores nem sempre garantirão sucesso na transposição dos obstáculos

Afinal, o que é primordial saber em relação aos pneus? Os mais largos e maiores são mais indicados para terrenos com solo desagregado, os mais estreitos a solos mais agregados. Sobre o traçado, um pneu do tipo “MUD” irá se “dissolver” no asfalto em altas velocidades também não sendo adequado para pedriscos (as pedras aderem aos espaços vazios dos pneus, sendo arremessadas longe, gerando perigo para o seu e para os outros veículos da rodovia). Talvez o traçado ideal seja, em um primeiro momento, o famoso pneu AT (do inglês All Terrain) ou todo terreno, que é um pneu que não tem um desempenho excelente em nenhum terreno, é o famoso “genérico” que funciona razoavelmente bem em todos os terrenos.

Escolher bem um pneu (Mud, no exemplo acima), é um dos pontos fundamentais quando pensamos em equipar um off-road

Tome muito cuidado ao trocar as medidas dos pneus originais do seu 4×4; pneus maiores nem sempre garantirão sucesso na transposição dos obstáculos, eles podem forçar a suspensão, o conjunto da direção e a transmissão, deixando o carro mais lento. Atente também com a troca das medidas dos pneus em carros com tração integral, medidas diferentes na frente e atrás certamente causarão prejuízos ao sistema de tração, às vezes com conseqüências sérias e caras!

EQUIPAMENTOS BÁSICOS

Antes de ir para a primeira trilha é muito importante se certificar que seu 4×4 possua um ponto de ancoragem, nenhum veículo poderá ser resgatado com segurança sem um bom ponto de ancoragem não estiver presente, aliás, é importante ter dois pontos, um na frente e outro atrás, aumentando assim as possibilidades de resgate.

Um Suzuki Jimny com bons pontos de ancoragem e um robusto “peito de aço”: proteção no off-road

Uma boa cinta e duas anilhas são também equipamentos importantes. De nada adiantam os pontos de ancoragem e seus companheiros com possibilidades de resgatar seu veículo sem estes equipamentos, procure cintas de boa procedência (existem muitas opções no mercado), cintas e anilhas que resistam a 10 toneladas de tração durarão muito tempo, desde que bem conservadas.

Antes de ir para a primeira trilha é muito importante se certificar que seu 4×4 possua um ponto de ancoragem

Vale a pena investir em um equipamento melhor, este equipamento pode ser seu companheiro em muitas trilhas.

PROTETORES MECÂNICOS

Depois dos pneus, dos pontos de ancoragem e dos equipamentos de resgate, o novo off-roader pode ir para o aspecto da proteção do seu 4×4.

Um carro com proteção inferior terá menos risco de ter um componente mecânico quebrado no off-road

Uma “armadura” na parte inferior certamente irá custar caro, mas o prejuízo de se encontrar uma pedra escondida no meio da lama ou da água que possa danificar a carcaça do diferencial, por exemplo, pode ser muito mais cara do que o protetor que evitaria este acidente.

Os protetores de carroceria devem ficar para uma outra fase, normalmente eles custam mais caro do que o estrago causado por árvores, galhos ou até mesmo barrancos.

O PODER DO GUINCHO NO OFF-ROAD

Um veículo 4×4 equipado com um guincho é muito mais preparado para as trilhas do que um sem, acontece que, nas primeiras trilhas, o iniciante sempre estará (ou deveria estar) acompanhado de pelo menos outro carro e assim, se os companheiros forem de confiança, certamente não irão se furtar de executar um resgate.

O guincho é dos equipamentos mais procurados pelos off-roaders, mas seu uso exige muita atenção e técnica

LEIA TUDO SOBRE OFF-ROAD E 4X4

Atualmente, com as informações na internet, os principiantes podem até mesmo baixar manuais de utilização originais (ou copiados dos originais) obtendo assim todas as informações necessárias para a correta condução de seus veículos 4×4.

Leia e pesquise tudo sobre seu 4×4 e as técnicas corretas de condução. Informação nunca é demais!

Se esta pesquisa for feita anteriormente à aquisição, melhor ainda, assim o principiante poderá optar pelo melhor equipamento que o seu dinheiro poderá comprar, fazendo um investimento consciente e evitando dissabores futuros.

Faça a lição de casa, pesquise, estude, avalie e depois, com a cabeça fria, distante de emoções, faça o negócio.

Opte por trilhas leves no início e sempre vá com 2 ou mais 4×4. Sozinho, nunca!

Uma coisa é certa, quem adquire um 4×4 irá, um dia ou outro, ter a necessidade de fazer uma trilha, pegar um “barro” ou mesmo viajar por muitos quilômetros, é para isso que estes carros foram projetados.

Atolar faz parte do off-road. Quem nunca atolou, não sabe o que é 4×4

E se depois, com o 4×4 preparado, com os equipamentos à bordo e o destino definido, você superar um ou dois obstáculos mais difíceis e, de repente “ficar” em um lugar bobo, não desanime, pois não existe off-roader que nunca atolou. Atolar faz parte da brincadeira.

Atolar faz parte do off-road. Quem nunca atolou, não sabe o que é 4×4

 

James Garcia
Jornalista Editor natural de São Paulo, tem se dedicado a publicações relacionadas ao universo off-road há 25 anos. Instrutor e piloto técnico, participa ativamente de expedições, viagens e treinamentos de veículos 4x4 e off-road, com as principais marcas do segmento.

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