Como já dizia Raul Seixas, sonho que se sonha junto é realidade. PhotoTrilha é o projeto de vida do casal de off-roaders gaúchos Paula Segalla e André Studzinski, que virou até programa de tv.


O PhotoTrilha nasceu para fazer registro de imagens off-road e natureza, e já fotografou e registrou dezenas de trilhas no Rio Grande do Sul, chegando a fazer a cobertura de alguns campeonatos de rally, mas o coração do casal sempre esteve nas viagens e expedições.

“Quando passamos a produzir o programa “Descobrindo Trilhas” para o canal Travel Box Brazil, as viagens ficaram mais profundas e longas, nos vimos fazendo verdadeiras expedições, muitas vezes, em locais que sequer eram tão distantes, como a região dos Cânions Gaúchos”, comentou André.

O trabalho os levava a lugares cada vez mais remotos, foi natural organizarem grupos para conhecerem esses lugares que tanto os encantam, dessa forma nasceu o PhotoTrilha Travel, que evoluiu para a Guará Expedições (guaraexpedicoes.com.br).

Dessa forma nasceu o PhotoTrilha Travel, que evoluiu para a Guará Expedições (guaraexpedicoes.com.br)

Dentre as expedições mais marcantes que fizeram, está a de Ushuaia (cidade Argentina, capital da província da Terra do Fogo), ou melhor, estão as de Ushuaia, pois foram para lá duas vezes em menos de onze meses, combinando gravações para o “Descobrindo Trilhas” com a condução de grupos.

Vista noturna do Lago Pehue – Parque Nacional Torres del Paine

Duas viagens com o mesmo destino, o mesmo trajeto base, mas completamente diferentes. Se na primeira tudo era novidade, na segunda, aproveitaram a experiência e potencializaram o melhor, além de partirem para novas descobertas. Aliás, se quiser fazer essa viagem com ele, já está marcada a terceira edição, será dia 26 de dezembro e irá durar 30 dias ([email protected]).

OS CARROS 4X4 UTILIZADOS PELO PHOTO TRILHA

As diferenças foram ainda mais acentuadas já que na primeira viagem foram com a “Monga”, uma Land Rover Discovery 1, ano 1996, muito preparada e na segunda com a “Bagheera” um Toyota Land Cruiser Prado ano 2005 praticamente original. A primeira viagem durou 38 dias e a segunda 30.

Vulcão Villarica

A Monga (Discovery 1 1996 300TDI) tem um kit de suspensão com 4 polegadas e pneus All Terrain 285/75/16

– A Monga (Discovery 1 1996 300TDI) tem um kit de suspensão com 4 polegadas e pneus All Terrain 285/75/16. Bagageiro e para-choques desenvolvidos na Dinda Acessórios de Caxias do Sul, bloqueio de diferencial traseiro Eaton e equipada com uma barraca de teto. Leva ainda um guincho da Pitbull. Para sustentar todo peso, ela recebeu amortecedores OffShox bem calibrados.

Para sustentar todo peso, a Discovery I recebeu amortecedores OffShox bem calibrados

– A Baghueera (Land Cruiser Prado 2005) ainda está praticamente original, apenas com amortecedores OffShox que André considera fundamental para suportar o peso da barraca e bagagens sem comprometer o conforto e trabalho de suspensão. Em breve, deve ganhar outros acessórios.

A VIDA ACONTECE NOS ACAMPAMENTOS

As viagens são todas realizadas com acampamentos. Em ambas, acampamos todas as noites. “Não importava se chovia, ventava, fazia frio de gelar a alma ou estava calor. Nosso hotel é sempre o de “5 bilhões de estrelas”, brincou André.

Refeição pronta na Villa Cocham

Não é raro, por alguns períodos, ficarem mais acampados que em casa, então nossa barraca tem que aguentar o ritmo, ser prática de montar e desmontar (a pior parte dos acampamentos sem dúvida é o monta/desmonta) de modo que optaram por uma barraca automotiva da Camping´s World, um fabricante nacional.

ROTEIROS CADA VEZ MAIS EXTREMOS E NATURAIS

Na primeira viagem, além de paisagens, eles estavam atrás dos vinhos extremos, aqueles produzidos nas severas condições climáticas da Patagônia. Chegaram a acampar dentro da impressionante vinícola “Fin del Mundo”. Tiveram ainda o privilégio de visitar um lugar muito exclusivo e de difícil acesso (apenas por barco) o “Mítico Puello”, que guarda as videiras mais austrais do planeta. A “Fin del Mundo” está na cidade Argentina de Néuquen enquanto a “Puello” em Puerto Mont no Chile.

Guanaco no Valle dos Guanacos

Entre as duas, puderam conhecer e dormir na acolhedora Vila de Cochamó, conhecer os vulcões Villarica e Osorno (acampamos nas imediações de ambos) além de Villa La Angustura e Barilhoche. Depois, desceram até Esquel para adentrar novamente no Chile e na emblemática Carretera Austral pela cidade de Futaleuvu.

Na segunda, acrescentaram a charmosa cidade de San Martin de Los Andes, para percorrer o caminho dos 7 Lagos e após Hornopirén, ingressando na Carretera Austral no seu início.

AVENTURA PELA CARRETERA AUSTRAL

“As duas viagens nos deram duas visões. A primeira “pulamos” a balsa. Mais que uma escolha foi uma imposição da estrada. A Vila de Santa Lucia havia sido devastada por fortes chuvas. A destruição foi tamanha que impossibilitava qualquer trânsito do norte para o sul da Carretera. Assim, de Bariloche rumamos para sul parando no incrível “Parque Nacional Los Alerces”, lembrou o expedicionário.

Carretera Austral – Lago Gal Carrera

No ano seguinte, com a balsa, tiveram uma boa visão dos Fiordes e a visita a cidade de Chaitén, que anos atrás foi igualmente devastada, mas pelo vulcão que dá nome a cidade.

“A Carretera Austral impressiona de ponta a ponta. Se desenha pela cordilheira e chega a receber a visita do Oceano Pacifico” – André Studzinski

A Carretera Austral impressiona de ponta a ponta. Se desenha pela cordilheira e chega a receber a visita do Oceano Pacifico. Embora ela ofereça uma série de atrações no seus mais de 1200 Km, apenas rodar nela já é suficientemente mágico. Porém não dá pra deixar de visitar o “Parque Nacional Queulac” onde fica o “Ventisqueiro Colgante”. Você também se impressionará com a beleza do Cerro Sombrero (na primeira viagem mal conseguimos avistar em função do clima, na segunda, nos deslumbramos) e as Catedrais de Mármore no igualmente impressionante Lago General Carrera.

Grande parte dos viajantes sai da Carretera nesse ponto, retornando para a Argentina através da cidade de Chile Chico para ingressar na Ruta 40, nós pelas duas vezes seguimos adiante, para sair pelo Vale Chabucco. Na primeira viagem apenas passamos, na segunda, dormimos. Foi uma das mais incríveis noites, somente possível porque acampamos, já que o hotel mais próximo fica a muitas horas de distância.

“Estivemos em locais que encheram nossa alma, mas não estão nos relatos de viajantes ou blogs de viagem, pelo simples fato que não são cercados de qualquer infra-estrutura turística. Para nós, soa como música” – André Studzinski

OS LUGARES MAIS IMPRESSIONANTES

Essa opção por acampamentos possibilita uma liberdade impensável para quem depende de hotéis ou pousadas. “Conhecemos alguns dos lugares mais incríveis da jornada pelo simples fato de não nos preocuparmos se teríamos hospedagem. Estivemos em locais que encheram nossa alma, mas não estão nos relatos de viajantes ou blogs de viagem, pelo simples fato que não são cercados de qualquer infra-estrutura turística. Para nós, soa como música”, enfatizou o viajante.

Glaciar Huemull – El Chaltén

Na cidade de “El Chaltén”, onde fica o Fitz Roy (os Argentinos preferem chama-lo de Cerro Chálten) foram recebidos com muito frio e vento. O vento os acompanharia por muito tempo e foi motivo de preocupação nos acampamentos. Como dica, fica a visita ao Glaciar Uhemul, de dificuldade baixa (mas exige fôlego).

Fitz Roy – êl Chaltén

“Essa opção por acampamentos possibilita uma liberdade impensável para quem depende de hotéis ou pousadas” – André Studzinski

Na cidade de El Calafate fica o Glaciar Perito Moreno, o lugar é amplamente divulgado e comentado, tem como dar uma dica? Sim! O camping “Lago Rocca”, talvez o melhor de toda viagem, tem uma visão única, além de ser importante refúgio de vida silvestre.

Glaciar Perito Moreno

“Torres del Paine” tem programação para muitos dias e o Parque fornece muita informação para quem está disposto a conhecer seus recantos. A dica é por conta do combustível. Providencie estar com tanque cheio, não há abastecimento nas imediações.

Parque Nacional Torres del Paine

Finalmente Ushuaia. A primeira vez lá não foi grande coisa. “Achamos até meio sem graça. O único camping da cidade estava fechando. A segunda visita foi muito melhor, inclusive nos dedicamos a percorrer a estrada paralela ao Canal de Beagle, ficando de frente para Puerto Willians, que disputa com Ushuaia o posto de cidade mais Austral do Planeta”, lembrou.

Antes de chegar em Ushuaia (pouco mais de 100km) não deixe de conhecer o Camping Hain na pequena cidade de Tolhuin. Procure o Roberto que é o proprietário, deixe ele lhe apresentar o lugar. Se temos uma parada obrigatória é essa. Nas duas viagens dedicamos duas noites para o “Camping Hain”.

O RETORNO

Muitos dos que vão a Ushuaia fazem o caminho ao contrário do que o PhotoTrilha fez, e talvez, numa das viagens possam experimentar essa forma, iniciando a viagem pela Ruta 3.

Ruta 03 – Parque Mont Leon

A Ruta 03 parece ser uma imensa reta que liga o sul Argentino a capital Buenos Aires, mas ela esconde segredos, alguns poucos, já revelados ao casal.

Cabo Virgenes

Quer ver Pinguins? Você pode ir na disputada “Punta Tombo”. Nós preferimos o isolado e bucólico Cabo Virgenes. Também faça uma parada no “Parque Mont Lion” e quando estiver cansado do asfalto, procure a Ruta Costeira, encantamento garantido.

Pinguins de Magalhães

VIAJAR POR TERRA

Dia 26 de dezembro André e Paula partem para terceira jornada, mas as viagens deles nunca se repetem. Seja por pequenas opções que fazem, mas principalmente pelas pessoas. Cada grupo tem um funcionamento próprio, uma personalidade única e nada melhor que algumas noites acampando e viajando para forjar os melhores momentos de uma jornada inesquecível.

“Cada grupo tem uma personalidade única e nada melhor que algumas noites acampando e viajando para forjar os melhores momentos de uma jornada inesquecível” – André Studzinski

Até lá, a Guará Expedições segue com outros roteiros e várias opções para cada perfil de viajante. Além de personalizar roteiros exclusivos para atender desejos de quem curte pegar a estrada.

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James Garcia
Jornalista Editor natural de São Paulo, tem se dedicado a publicações relacionadas ao universo off-road há 25 anos. Instrutor e piloto técnico, participa ativamente de expedições, viagens e treinamentos de veículos 4x4 e off-road, com as principais marcas do segmento.

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